domingo, 4 janeiro 2026

Lula critica ação dos EUA na Venezuela e diz que bombardeio e prisão de Maduro “ultrapassam uma linha inaceitável”

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Em pronunciamento divulgado nas redes sociais neste sábado, 3, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), manifestou repúdio a ações atribuídas aos Estados Unidos em território da Venezuela e à suposta captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro. Segundo Lula, os episódios representariam uma grave violação da soberania venezuelana e um precedente perigoso para a ordem internacional.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional,” escreveu Lula.

Nas mensagens publicadas, o chefe do Executivo brasileiro afirmou que ataques a outro país, à margem do direito internacional, abrem caminho para um cenário de instabilidade global, no qual prevalece “a lei do mais forte” em detrimento do multilateralismo. Lula também destacou que a condenação ao uso da força é coerente com a posição histórica adotada pelo Brasil em crises recentes em diferentes regiões do mundo.

O presidente brasileiro associou as ações relatadas a períodos marcantes de interferência externa na política da América Latina e do Caribe, avaliando que episódios dessa natureza colocam em risco o entendimento da região como uma zona de paz. Para Lula, situações desse tipo exigem resposta firme da comunidade internacional.

No pronunciamento, o presidente defendeu que a Organização das Nações Unidas (ONU) se manifeste de forma vigorosa diante do ocorrido. Segundo ele, o Brasil condena qualquer ação que viole a soberania de países e reiterou disposição para contribuir com iniciativas baseadas no diálogo, na cooperação e em soluções diplomáticas.

“A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação,” diz trecho do pronunciamento.

Trump confirma ataque militar e prisão de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou o ataque militar dos EUA à Venezuela e disse que o ditador Nicolás Maduro foi capturado e levado para fora do país.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua esposa, capturado e levado para fora o país”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

Publicidade