O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia procurar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir a situação política e institucional da Venezuela, segundo informações da CNN Brasil.
De acordo com a avaliação do Palácio do Planalto, Brasil e Estados Unidos possuem interesses convergentes na região, especialmente no que diz respeito à estabilidade política da Venezuela. Diante disso, Lula pretende reiterar sua disposição de atuar como facilitador do diálogo entre americanos e venezuelanos, postura que já havia sido manifestada publicamente em nota oficial.
Agora, segundo fontes do governo, está em análise se há espaço político e diplomático para um telefonema direto entre Lula e Trump, com o objetivo de abrir um canal de conversa sobre os próximos passos em relação à crise venezuelana.
Na visão de autoridades do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a estabilidade da Venezuela também é de interesse estratégico para os Estados Unidos. Um eventual vácuo de poder em Caracas poderia desencadear conflitos civis, disputas entre facções, insurgência social e aprofundar ainda mais a crise econômica no país.
Esse cenário, segundo a avaliação de bastidores, poderia expor uma possível falta de planejamento e controle do governo Trump sobre o “dia seguinte” à queda de Nicolás Maduro, além de comprometer os planos do ex-presidente norte-americano de promover a chamada “reconstrução” da Venezuela.
