Ícone do site Folha do Acre

Letícia Mamed encerra mandato na ADufac e tem nome cotado para a reitoria da Ufac

A professora Letícia Mamed encerra oficialmente, nesta segunda-feira, 19, seu mandato à frente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Acre (ADufac), após quatro anos de gestão, marcados por duas eleições consecutivas. Mamed esteve à frente da entidade nos períodos de 2022–2024 e 2024–2026, tornando-se a segunda mulher a presidir o sindicato dos docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A partir de agora, a professora passa a assumir novos compromissos no movimento sindical, como diretora regional e nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Considerado o maior sindicato do setor público do país e um dos maiores do mundo, o ANDES-SN se destaca pela organização a partir da base, além da autonomia e independência em relação a governos e partidos políticos.

O nome de Letícia Mamed também vem sendo cotado para disputar a Reitoria da Ufac, em processo eleitoral previsto para ocorrer entre os meses de março e maio deste ano.

Em nota de despedida publicada em seu perfil pessoal, em conjunto com o perfil oficial da ADufac, Mamed afirmou que assumiu a presidência da entidade com “elevado senso de comprometimento, humanidade e esperança, em um contexto adverso”.

“Encerro, portanto, meu compromisso à frente da ADufac e passo a dedicar-me à honrosa missão, igualmente legitimada pelo voto democrático, de exercer as funções de diretoria regional e nacional do ANDES-SN”, declarou Mamed.

A professora também destacou que a nova diretoria encontrará um sindicato fortalecido. “Desejo, assim, que o grupo liderado pelo professor Gerson Albuquerque conte com o apoio de todas as frentes para dar continuidade à defesa intransigente da universidade pública, gratuita, autônoma, com financiamento público adequado, laica, democrática e socialmente referenciada”, afirmou.

Letícia Mamed ressaltou a importância da trajetória construída ao lado da categoria docente no Acre. “Tem sido uma honra caminhar ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores das cidades e das florestas da Amazônia acreana. À luz dessa experiência, firmada na escuta, no acolhimento e na solidariedade de classe, desejo ter colaborado, na condição de presidenta, para a história da ADufac”, finalizou.

Sair da versão mobile