sábado, 24 janeiro 2026

Kamai anuncia pré-candidatura a deputado federal: “Fui convidado pelo PT para ser candidato e vou aceitar”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O vereador André Kamai (PT) anunciou que será pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. A declaração foi feita em entrevista ao jornalista Antônio Muniz, divulgada em vídeo nas redes sociais do parlamentar.

Segundo Kamai, o convite para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados partiu do Partido dos Trabalhadores, e ele decidiu aceitar o desafio por acreditar que pode ampliar sua contribuição política em um espaço de maior interlocução.

“Fui convidado pelo PT para ser candidato a deputado federal e vou aceitar, aceitei esse desafio. Acredito que a gente precisa e pode colaborar mais, à medida que a gente tem espaços de interlocução maior, e também, com a possibilidade da gente mudar a correlação de forças no Congresso Nacional, para tirar essa situação que a gente vive hoje”, afirmou Kamai.

Durante a entrevista, o vereador fez críticas ao atual Congresso Nacional, que, na avaliação dele, vive um dos piores momentos de sua história. Kamai classificou o Legislativo como “reacionário” e afirmou que há práticas de pressão sobre governos por meio de mecanismos como emendas parlamentares.

“É o pior momento da história do Congresso Nacional do Brasil. Congresso, além de reacionário, é o Congresso que vive da chantagem a governos”, disse o vereador.

O parlamentar também citou como exemplo a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que, segundo ele, beneficiaria a maioria da população acreana.

“Aquilo atinge 90% do povo do Acre. E, no momento em que isso estava sendo debatido, o Congresso estava querendo debater outras coisas: benefício para o próprio Congresso, PEC da blindagem, coisas que não são do interesse do povo”, afirmou o parlamentar.

Kamai destacou ainda que a experiência como vereador contribuiu para aproximá-lo da realidade cotidiana da população e reforçou a motivação para disputar um mandato federal.

“A minha passagem pela Câmara me dá uma noção do que é o cotidiano do povo. Por isso estou me colocando numa pré-candidatura de deputado federal, para colaborar com esse processo como um todo e, quem sabe, ter um mandato federal do campo progressista aqui para o Acre”, declarou.

Na legenda da publicação em que anunciou a pré-candidatura, o vereador reforçou que a decisão foi motivada pela necessidade de uma política mais conectada com a vida das pessoas. “Aceitei o desafio de me colocar como pré-candidato a deputado federal porque acredito que a política precisa estar conectada com a vida real das pessoas”, escreveu.

Publicidade