Documento poderá ser solicitado online e servirá para matrícula em universidades
Cerca de 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão solicitar pela internet, a partir desta sexta-feira (30/1), a declaração autenticada de conclusão do ensino médio. O pedido será liberado para candidatos com 18 anos ou mais que atingiram a pontuação mínima exigida no edital. O documento servirá como comprovação provisória até a emissão do certificado oficial.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Manuel Palacios, muitas universidades e institutos federais aceitam essa declaração, mesmo antes da entrega do diploma definitivo. A medida busca evitar que candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada tenham a vaga negada por falta do certificado físico ou digital. O sistema já validou os dados dos participantes que alcançaram as notas mínimas, garantindo que pudessem se inscrever dentro do prazo.
Nesta quinta (29/1), o Inep enviará às universidades públicas as listas de classificação dos aprovados no Enem que aderiram ao Sisu. A divulgação independe da apresentação do certificado de conclusão. A partir de 2 de fevereiro, os pré-selecionados deverão realizar a matrícula, apresentando documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e, no caso das cotas, comprovação de renda e autodeclaração.
O Inep ainda anunciou que, a partir de 2 de março, será possível solicitar o certificado oficial de conclusão do ensino médio de forma totalmente digital, com autenticação pelo portal Gov.br. O pedido será encaminhado automaticamente para institutos federais parceiros, responsáveis por validar o processo. A iniciativa elimina a necessidade de deslocamento até escolas ou secretarias estaduais e inaugura um modelo de certificação 100% online.
Além do Sisu, o Programa Universidade para Todos (Prouni) também não exigirá mais o documento no ato da inscrição. Com mais de 594 mil bolsas ofertadas neste primeiro semestre de 2026, o resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro. Os candidatos terão até o dia 13 para apresentar a documentação exigida.
Com a digitalização da certificação, o Inep promete reduzir burocracias e ampliar o acesso ao ensino superior.
