Ação envolveu ministérios, cooperativas e sindicatos para garantir comida às comunidades mais afetadas
O governo Lula entregou cestas de alimentos a moradores de comunidades rurais de Rio Branco, que sofreram com as fortes chuvas do mês de dezembro. A iniciativa, realizada na última segunda (5/1), foi organizada pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
As famílias das comunidades Extrema Liberdade e parte do Catuaba receberam o apoio alimentar. A operação contou com a ajuda da Organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativimo, que é responsável pela mobilização para receber e organizar os donativos.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop Acre, Valdemiro Rocha, destacou o papel social das entidades em momentos de crise. “O cooperativismo é união e cuidado”, disse. Ele acrescentou que, além de fortalecer a economia, os grupos atuam como apoio essencial para garantir comida às famílias do campo.
Rocha também ressaltou a importância da política de segurança alimentar do Governo Federal. “Garantir alimento na mesa é afirmar que ninguém fica para trás”, declarou.
Além disso, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Acre (Fetacre) também participou da ação, reunindo sindicatos e agricultores para identificar os grupos em maior vulnerabilidade.
Segundo Cesário Braga, superintendente do MDA no estado, a estratégia foi trabalhar junto às instituições que conhecem a realidade da região. “São elas que ajudam a chegar mais rápido a quem mais precisa”, afirmou.
