Ícone do site Folha do Acre

Flávio Bolsonaro cresce, mas Lula segue liderando em todos os cenários, diz nova pesquisa

Pesquisa testou corrida presidencial com o filho mais velho de Jair Bolsonaro e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira, 21, mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto pela reeleição em todos os cenários. O senador Flávio Bolsonaro (PL), contudo, cresceu mais de dez pontos percentuais nos últimos dois meses e tem encurtado a distância pro primeiro colocado. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se manteve estável em relação ao último levantamento e, assim como Flávio, aparece na segunda posição, embora mais distante de Lula.

No cenário em que Flávio é colocado como o principal candidato do bolsonarismo, sem a opção de Tarcísio, o filho 01 de Jair Bolsonaro marca 35% das intenções de voto, um aumento de seis pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita em dezembro. Ele fica apenas atrás de Lula, que lidera com 47%. A partir da terceira posição, aparecem tecnicamente empatados Ronaldo Caiado (União, 4%), Renan Santos (Missão, 3%), Ratinho Jr (PSD, 3%), Romeu Zema (Novo, 3%) e Aldo Rebelo (DC, 1%).

No segundo cenário testado pela Atlas/Bloomberg, Tarcísio entra no lugar de Flávio Bolsonaro. Na prática, no entanto, pouco muda: o governador de São Paulo marca 28% das intenções de voto, mesmo percentual do último levantamento, enquanto Lula segue em primeiro com 48%. Caiado, por outro lado, tem ligeiro crescimento e vai a 5%, assim como Ratinho Jr (4%), Zema (4%) e Renan Santos (3%). Rebelo segue com 1%.

A pesquisa testou ainda um terceiro cenário, em que a ex-primeira-dama Michelle aparece como representante do bolsonarismo. Ele chega a 31% das intenções de voto, patamar menor que o de Flávio e Tarcísio, enquanto Lula segue com 48%. Caiado, nessa conjuntura, vai a 11%. O restante dos postulantes chega a, no máximo, 4%.

Um quarto cenário, sem Flávio nem Tarcísio, também foi colocado em questão. Nesse caso, Lula chega a 49%. Caiado vai a 15%, enquanto Zema marca 11% e Ratinho Jr, 9%. Renan Santos chega a 4% e Aldo Rebelo permanece com 1%.

Também foram testados possíveis cenários de segundo turno. Em todos, Lula vai melhor. As disputas mais acirradas, porém, são contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Nos dois quadros, o petista chega a 49%, ante 45% dos adversários. Caiado, Zema e Ratinho Jr chegam no máximo a 39% quando testados nessa condição, enquanto Lula segue com 49%.

A pesquisa ouviu 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.

Veja

Sair da versão mobile