Ícone do site Folha do Acre

Faculdades de Medicina terão canal oficial para questionar resultado do Enade

Período de manifestações vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira definiu os procedimentos para que universidades e faculdades possam se manifestar sobre o resultado do Conceito Enade dos cursos de Medicina referente ao ano de 2025, divulgado na última segunda (19/1).

O prazo para envio vai de segunda (26/1) até 4 de fevereiro. O Inep se compromete a divulgar a decisão sobre os pedidos em até 30 dias após o encerramento do período.

As entidades deverão apresentar suas manifestações por meio dos procuradores educacionais institucionais, exclusivamente no Sistema Enade, no módulo Manifestações IES. Qualquer solicitação fora desse canal será automaticamente rejeitada.

Para embasar os questionamentos, os interessados poderão utilizar os microdados do Enamed 2025, também disponíveis no portal do Inep. Esses dados foram a base para a elaboração do Conceito Enade, que avalia o desempenho de estudantes de Medicina.

A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) esclarece ainda que casos não previstos serão analisados pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep.

Com isso, o governo abre espaço para que as universidades possam apresentar suas considerações sobre os resultados, em um momento em que a qualidade da formação médica está no centro do debate nacional.

Sair da versão mobile