quinta-feira, 29 janeiro 2026

Estudo do MME e da EPE propõe expansão da transmissão de energia no Acre com solução inovadora de armazenamento

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram o estudo técnico “Soluções para aumento da confiabilidade no atendimento às cargas de Feijó e Cruzeiro do Sul”, que apresenta alternativas de planejamento para ampliar a segurança do fornecimento de energia elétrica nesses municípios do Acre.

O documento aponta como estratégia principal o fortalecimento do circuito de transmissão, com foco no aumento da resiliência operacional do sistema e na garantia da continuidade do serviço, inclusive em situações de falhas provocadas por eventos climáticos ou intervenções para manutenção.

Como medida de curto prazo, o estudo prevê a implantação de um Sistema de Armazenamento de Energia por Baterias (SAEB) na Subestação de Cruzeiro do Sul, com capacidade de 100 MW / 200 MWh e tecnologia grid-forming (formador de rede). Em casos de interrupções no sistema de transmissão, o equipamento poderá suprir, por até duas horas, toda a demanda máxima local, atendendo uma população superior a 200 mil pessoas. O investimento estimado para essa solução é de aproximadamente R$ 230,5 milhões.

O planejamento também recomenda a construção de cerca de 640 quilômetros de novas linhas de transmissão em 230 kV, interligando Tucumã a Feijó, além do reforço da ligação já existente. A proposta inclui o aproveitamento de estruturas em trechos sensíveis, com o objetivo de reduzir impactos socioambientais, especialmente em áreas de Terra Indígena. O investimento previsto para essa etapa é de aproximadamente R$ 694,7 milhões.

De acordo com o estudo, as medidas integram soluções de curto e longo prazo para enfrentar os desafios de confiabilidade no atendimento energético da região. Estão previstos estudos complementares para a implementação de um novo circuito de transmissão, conforme a demanda estratégica definida pelo MME.

Publicidade