terça-feira, 17 fevereiro 2026

Em meio à cheia atípica, Rio Branco teve dezembro mais chuvoso da história

Redação Folha do Acre

Em meio à cheia atípica que atingiu mais de 20 mil pessoas, Rio Branco fechou 2025 com o mês de dezembro mais chuvoso da história, com 561,6 milímetros acumulados, conforme a Defesa Civil Municipal.

O índice representa mais que o dobro do esperado para o período, que era de 268,4 mm. Ainda segundo o monitoramento, a média diária de chuvas foi de 18,1 mm.

Rio Branco viveu, em pleno mês de dezembro, um cenário que não se repetia há 50 anos para a época: alagações provocadas por fortes chuvas registradas na última semana que fizeram igarapés urbanos e o Rio Acre transbordarem no sábado (27). A situação atípica envolvendo o principal manancial do estado atingiu mais de 20 mil pessoas.

“A média diária do mês de dezembro, se chovesse todos os dias, seria 8 ou 9 mm. Dessa vez deu quase 20 [milímetros] por dia. Então, mais do que o dobro. É por isso que nós dobramos também a quantidade de chuva”, explicou o coronel Cláudio Falcão, coordenador do órgão.

Foram 293,2 mm a mais do que o estimado. E, ainda segundo a Defesa Civil, a influência do inverno amazônico deve continuar constante nos próximos meses, com chuvas intensas até o fim do primeiro trimestre de 2026.

Ainda segundo Falcão, mesmo com o nível do Rio Acre em vazante e esteja abaixo da cota de transbordo, a situação pode mudar rapidamente, com isso, a Defesa Civil de Rio Branco segue em alerta para novos transbordamentos.

Informações G1

Publicidade