Ícone do site Folha do Acre

Eleições de 2026 terão primeiro turno em 4 de outubro; veja calendário completo

Cronograma define prazos para regularização do título, registro de candidaturas e propaganda eleitoral

O calendário das eleições já está definido para 2026. Em 4 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Se houver necessidade de segundo turno, a votação será realizada três semanas depois, no dia 25.

Antes da escolha nas urnas, há uma série de etapas que organizam o processo democrático. Até 6 de maio, os eleitores devem regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, seja para transferir o local de votação ou solicitar o primeiro título. Entre 20 de julho e 5 de agosto, partidos políticos realizam convenções para definir candidatos e coligações.

O prazo final para registro das candidaturas é 15 de agosto. No dia seguinte, começa oficialmente a campanha eleitoral. Já no dia 28, terá início a propaganda no rádio e na televisão, que seguirá até 1º de outubro, dois dias antes da votação.

O processo se encerra no fim do ano. Os tribunais regionais eleitorais e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até 19 de dezembro para diplomar os eleitos, consolidando o resultado das urnas e garantindo a posse dos novos representantes.

Com esse cronograma, a Justiça busca assegurar que cada etapa seja cumprida com transparência e previsibilidade, permitindo que cidadãos e partidos se preparem para um dos momentos mais decisivos da vida política nacional.

Sair da versão mobile