A Polícia Federal realizou uma operação nesta quinta-feira (29) para colher provas sobre um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares no Acre.
O caso, segundo a Polícia Federal, envolve irregularidades na contratação de empresa responsável por shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira, no Acre, em setembro de 2024, na gestão do prefeito Mazinho Serafim.
Entre os alvos estão da operação estão o deputado federal Eduardo Velloso (União Brasil-AC), o ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim e um advogado.
A ação foi autorizada pelo STF e mira as chamadas “emendas Pix” do orçamento secreto.
“As investigações apuram suspeita de desvio de recursos na ordem de 912.000 reais, provenientes de emendas parlamentares, popularmente conhecidas como ‘Emenda Pix’, modalidade que permite repasses diretos da União sem convênios ou prestação de contas prévia”, diz a PF.
Os investigadores cumprem 14 mandados em endereços ligados ao parlamentar em Rio Branco e no apartamento funcional dele em Brasília.
Os investigadores miram crimes de associação a organização criminosa, fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e outros delitos acessórios.
Com informações Veja

