O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai promover interdições temporárias na BR-364, no km 722, em Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira, 2, e sábado, 3. A medida é necessária para a execução de reparos emergenciais em um trecho afetado por erosão causada pelo alagamento de um rio.
A informação foi confirmada pelo superintendente do DNIT no Acre, Ricardo Araújo, em vídeo divulgado na manhã desta sexta. Segundo ele, equipes já atuam no local com a instalação de quatro bueiros e outras intervenções técnicas para recuperar a estrutura da rodovia.
Araújo esclareceu que não haverá bloqueio contínuo de 24 horas, como chegou a circular, mas interrupções pontuais, com duração variável, para garantir a segurança dos trabalhadores e dos motoristas.
“Não haverá paralisação de 24 horas. Estamos fazendo interrupções de uma ou duas horas, porque a máquina precisa fazer todo o seu giro e, para evitar acidentes, liberamos o trânsito em seguida, evitando acúmulo de veículos”, explicou.
De acordo com o superintendente, a interdição mais longa deve ocorrer entre o meio e o fim da tarde desta sexta-feira, quando os trabalhos avançam para a fase de assentamento dos tubos. O cronograma está sendo ajustado para minimizar impactos no transporte coletivo, especialmente no período noturno, quando será adotado o sistema pare e siga.
“Vamos interditar por volta das 3h ou 4h da tarde de hoje por um período maior, cerca de duas horas, para iniciar o assentamento dos tubos e a forração. Já estamos alinhando os horários dos ônibus para que, à noite, não haja transtornos”, detalhou.
O DNIT informou ainda que a expectativa é concluir os serviços ao longo dos dois dias, mantendo o sistema de abertura e fechamento alternados até a finalização total da obra. O órgão recomenda que motoristas redobrem a atenção ao trafegar pela região e, se possível, programem seus deslocamentos.

