O vereador Zé Lopes (Republicanos) percorreu o calçadão do centro de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 14, para conversar com comerciantes, trabalhadores e a população em geral, com o objetivo de ouvir demandas, encaminhá-las à Prefeitura de Rio Branco e cobrar as providências necessárias.
Durante a visita, o parlamentar recebeu denúncias sobre a falta de manutenção da infraestrutura no local. Segundo relatos dos comerciantes, há cerca de dois anos o piso em frente às lojas vem cedendo, situação que se agrava, principalmente, no período em que o nível do rio começa a baixar. Apesar das visitas de diferentes autoridades ao longo desse período, nenhuma solução definitiva foi adotada.
“Esse piso já tem dois anos que está baixando, e geralmente cede mais quando o rio está secando. As pessoas estão preocupadas, já falaram com a Prefeitura, com a Seinfra e com a Defesa Civil. Diversas autoridades já vieram aqui, mas até agora nenhuma providência foi tomada”, afirmou Zé Lopes.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Zé Lopes mostrou a situação de uma das lojas, onde o piso de concreto cedeu de forma significativa, formando um vão escuro e profundo entre a soleira da loja e a calçada externa. A fenda expõe as fundações da entrada, levantando preocupação quanto à segurança estrutural do imóvel.
O vereador destacou que irá encaminhar um ofício a Secretaria [Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana] e apresentar uma indicação na Câmara Municipal para que o problema seja solucionado. “Isso representa risco para os comerciantes e também para quem vem comprar aqui no centro. Vamos cobrar”, reforçou.
Caso o problema não seja solucionado e o cedimento do solo continue avançando, a tendência é de que a estrutura dos prédios seja comprometida, o que pode resultar em acidentes graves envolvendo clientes, comerciantes e as pessoas que transitam diariamente pelo centro de Rio Branco.



