sábado, 17 janeiro 2026

Com 261,4 mm de chuva em apenas 16 dias, janeiro deve ultrapassar a média histórica do mês

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Volume de chuva em Rio Branco já se aproxima do esperado para todo o mês

As chuvas registradas nas últimas semanas no Acre deixaram Rio Branco muito próxima de atingir a média histórica de precipitação para o mês de janeiro, ampliando o nível de atenção de meteorologistas e órgãos de monitoramento. Levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que, até as 17h desta sexta-feira, 16, a capital acreana acumulou 261,4 milímetros de chuva — o equivalente a 91,4% da média mensal, estimada em 286,1 milímetros.

O volume expressivo é atribuído a um período prolongado de instabilidade atmosférica. Em análise publicada no Portal O Tempo Aqui, o pesquisador em meteorologia Davi Friale explicou que, embora parte das precipitações seja rápida e localizada, muitos episódios têm sido marcados por chuvas fortes, trovoadas e rajadas de vento, fatores que elevam rapidamente os acumulados pluviométricos.

A preocupação aumenta porque o mês ainda não chegou à metade final. De acordo com Friale, a previsão aponta que, entre a próxima segunda-feira, 19, e quinta-feira, 22, o Acre deverá enfrentar condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, com acumulados pontuais que podem ultrapassar 80 milímetros.

O nível do Rio Acre registrou 14,26, de acordo com a medição da Defesa Civil de Rio Branco, disponibilizado na manhã deste sábado, 17, o que representa 26 centímetros acima da cota de transbordo.

Caso o cenário se confirme, Rio Branco deverá superar a média histórica de janeiro, elevando o risco de alagamentos em áreas urbanas, transbordamento de igarapés e impactos adicionais sobre comunidades ribeirinhas.

Publicidade