quinta-feira, 8 janeiro 2026

Casos de roubo seguido de morte voltam a crescer no Acre em 2025

Por André Gonzaga, da Folha do Acre

Relatório da Polícia Civil mostra que maioria dos casos ocorreu em Rio Branco e com uso de armas de fogo

O número de latrocínios, crimes de roubo seguido de morte, voltou a subir no Acre em 2025. Dados da Polícia Civil (PCAC) apontam quatro registros no ano passado, contra apenas um em 2024. Em 2023, haviam sido cinco ocorrências.

Segundo o levantamento, a capital concentra a maior parte dos casos, com cinco registros nos últimos três anos. Cruzeiro do Sul aparece em seguida, com dois, enquanto Brasiléia, Plácido de Castro e Senador Guiomard tiveram um episódio cada.

O relatório também mostra que os homens são as principais vítimas. Nove dos dez mortos eram do sexo masculino. Apenas uma mulher aparece entre os registros.

Outro dado que chama atenção é o tipo de arma usada. Em oito dos dez crimes, os criminosos estavam armados com revólver ou pistola. Apenas dois casos envolveram faca ou outro objeto cortante.

Os meses de abril, julho e dezembro foram os mais violentos, com duas ocorrências cada. Já a segunda-feira aparece como o dia da semana com maior concentração de latrocínios, somando quatro registros.

Publicidade