O clima ultimamente tem sido de comemoração na família da jovem Rafaela de Lima Santana, 17 anos, residente em Sena Madureira. É que ela obteve uma nota relevante na redação do ENEM 2025, o que poderá viabilizar sua entrada em um curso de nível superior.
Rafaela estudou o ensino médio integrado ao curso de informática no Ifac de Sena Madureira. Discorrendo sobre “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, a jovem conseguiu 960 pontos na redação do Enem, se aproximando do limite (mil pontos). “Tive que abdicar de muita coisa e enfrentei muita desconfiança porque muitas pessoas duvidavam do meu jeito de viver. Quando vi os 960, fiquei em choque. Na hora nem quis expor o resultado para evitar comparações ou parecer que eu queria ser melhor do que alguém. Minha irmã, no ano passado, tirou 960 também. Ela sempre foi meu exemplo, a minha inspiração, sempre me espelhei nela”, destacou.
Por conta de uma situação ocorrida em sua sala de aula, Rafaela disse que pretende fazer o curso de Direito. “Me lembro que ocorreu uma situação lá na escola, envolvendo um pai de um colega da minha turma. Eu quis explicar o porquê ele estava errado e aí eu citei algumas leis. Daí, ele falou: Pelo o que eu saiba tu faz é informática, não é direito. Eu peguei isso para mim e disse: Eu não faço direito hoje, mas o senhor pode ter certeza que vou fazer. Contei para minha mãe, chorei e ela disse que para mim me esforçar que daria certo. Quero agradecer a Deus, à minha irmã e à minha mãe que sempre foram o meu apoio”, completou.
Em Sena Madureira, estudantes do Ifac e da escola Dom Júlio Mattioli se sobressaíram no Enem 2025 e conquistaram notas expressivas.

