quarta-feira, 28 janeiro 2026

Acre ocupa penúltima colocação no ranking de competitividade da Região Norte em 2025; Rondônia lidera

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre ficou na 6ª colocação no ranking de competitividade entre os estados da Região Norte, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta terça-feira, 27, pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

No recorte regional, Rondônia aparece na 1ª posição como o estado mais competitivo do Norte, seguido por Amazonas (2º) e Tocantins (3º). Roraima ocupa a 4ª colocação, o Pará aparece em 5º lugar, o Acre em 6º e o Amapá fecha o ranking regional na 7ª posição.

Além da classificação regional, o levantamento também apresenta a colocação no ranking geral nacional. Rondônia figura na 13ª posição do país, Amazonas na 17ª, Tocantins na 18ª, Roraima na 24ª, Pará na 25ª, Acre na 26ª e Amapá na 27ª colocação.

O Ranking de Competitividade dos Estados avalia indicadores estruturais ligados à gestão pública, eficiência administrativa, infraestrutura, capital humano, sustentabilidade fiscal, inovação e desenvolvimento socioeconômico, permitindo a comparação de desempenho entre as unidades da federação em nível regional e nacional.

Publicidade