terça-feira, 20 janeiro 2026

Acre entra em alerta para risco hidrológico elevado nesta terça-feira, aponta Cemaden

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre está entre os estados com risco hidrológico elevado nesta terça-feira, 20, conforme boletim divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), para as regiões do Brasil. A avaliação indica alta possibilidade de inundação gradual em áreas ribeirinhas, especialmente na Região Geográfica Intermediária de Rio Branco.

De acordo com o levantamento, os níveis do Rio Acre e de seus afluentes já se encontram acima da cota de alerta em alguns municípios do Acre. Na capital acreana, o rio atingiu a cota de inundação, cenário associado à propagação da onda de cheia que avança pela bacia hidrográfica.

O relatório também aponta risco moderado de inundação gradual em áreas ribeirinhas das Regiões Geográficas Intermediárias de Cruzeiro do Sul, no Acre, e Tefé, no Amazonas. Nessas localidades, o risco está relacionado ao extravasamento de rios e igarapés, provocado pela propagação das ondas de cheia nos rios principais e afluentes, somada à previsão de chuvas bem distribuídas na região.

As informações integram o acompanhamento diário das condições hidrológicas e servem de subsídio para ações de prevenção e resposta das defesas civis estaduais e municipais, especialmente nas áreas mais vulneráveis às cheias.

Publicidade