quarta-feira, 7 janeiro 2026

Acre compra medicamentos por R$ 123 mil para manter tratamento de leucemia

Por André Gonzaga, da Folha do Acre

Contrato com empresa farmacêutica garante fornecimento contínuo de ciclofosfamida à rede pública

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) validou a contratação direta para a aquisição de ciclofosfamida, medicamento que é utilizado para o tratamento de diversos de tipos de câncer e doenças autoimunes. O contrato tem valor de R$ 123,3 mil e prevê fornecimento contínuo à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Segundo o documento, a compra foi feita diretamente da empresa Baxter Hospitalar Ltda., sediada em Cabreúva (SP), por se tratar de produto exclusivo. O acordo inclui 1.950 unidades de pó para solução injetável de 1000 mg e mais 4.680 comprimidos de 50 mg.

De acordo com a Sesacre, a medida é necessária para evitar a interrupção de tratamentos de pacientes com leucemia linfoblástica aguda, incluindo aqueles com hipersensibilidade à asparaginase. A indisponibilidade do medicamento, ressaltou a pasta, poderia comprometer serviços essenciais.

O contrato tem vigência inicial de 12 meses e poderá ser prorrogado conforme a legislação federal. Além disso, sua eficácia depende da publicação no Diário Oficial do Estado e da divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), em até dez dias úteis após a assinatura.

O secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon, assinou o termo em nome do governo. Já o representante da Baxter, Reinaldo Barros Zafalon, firmou o contrato pela empresa.

Publicidade