Ícone do site Folha do Acre

27 bairros seguem afetados e mais de 630 famílias atingidas pela cheia do Rio Acre em Rio Branco

As ações emergenciais estão concentradas nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Benfica e Ayrton Senna/Foto: Folha do Acre

Pelo menos 27 bairros de Rio Branco seguem impactados pela elevação do Rio Acre, com 631 famílias atingidas, o que representa uma estimativa de 2.286 pessoas afetadas. Os dados constam em boletim divulgado na manhã desta quarta-feira, 21, pela Defesa Civil de Rio Branco, que mantém o município em estado de emergência.

De acordo com a atualização, o nível do Rio Acre alcançou 14,36 metros, mantendo o cenário de atenção em áreas urbanas e rurais. As ações emergenciais estão concentradas nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Benfica e Ayrton Senna.

Atualmente, há um abrigo ativo no Parque Wildy Viana, que acolhe nove famílias, totalizando 21 pessoas, além de quatro animais. Outras sete famílias indígenas foram removidas para o abrigo instalado na Escola Leôncio de Carvalho. Também há registro de cinco famílias desalojadas, somando 15 pessoas.

No bairro Casa Nova, foi registrado um desmoronamento, e uma família deverá ser removida ainda nesta manhã.

Na zona rural, as comunidades Panorama, Belo Jardim, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre registram impactos diretos, incluindo isolamento. Nesses locais, cerca de 250 famílias, o equivalente a aproximadamente 1.000 pessoas, foram afetadas. Ao todo, 15 comunidades rurais permanecem sob monitoramento contínuo.

Em parceria com a concessionária Energisa, a Defesa Civil realiza inspeções em 12 bairros para avaliação de riscos relacionados à rede elétrica, com a possibilidade de desligamentos preventivos. A orientação é para que moradores das áreas atingidas sigam as recomendações de segurança e acionem os canais oficiais pelo telefone 193, em caso de necessidade.

Sair da versão mobile