Moradores do Ramal dos Paulistas, no município de Porto Acre, ficaram isolados neste sábado, 27, em razão do transbordamento de um igarapé na região da Vila do V. A situação é consequência das fortes chuvas registradas desde a noite de quinta-feira, 25, que se intensificaram ao longo de toda a sexta-feira, 26.
O alagamento atingiu o desvio provisório construído pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), utilizado temporariamente enquanto o trecho passa por obras de construção de uma ponte. Com o aumento do volume de água, a passagem ficou completamente intrafegável, impossibilitando o trânsito de veículos e pedestres.
O Ramal dos Paulistas é a principal via de acesso aos Projetos de Assentamento Tocantins e Bandeirantes, onde vivem mais de quatro mil famílias. A estrada também é utilizada para o deslocamento de moradores até as vilas do V e do Incra, além da capital Rio Branco.
Até o momento, não há informações oficiais sobre a previsão de normalização do tráfego no local. Equipes seguem monitorando a situação, enquanto os moradores aguardam a redução do nível da água para retomada do acesso.

