quarta-feira, 17 dezembro 2025

Sindicalistas lotam Aleac para acompanhar votação do orçamento do Estado para 2026

Redação Folha do Acre

A Aleac é palco nesta quarta-feira (17) da votação mais importante do ano: o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), com orçamento do Estado para 2026 estimado em R$ 13,8 bilhões.

A votação será acompanhar por dezenas de servidores públicos e sindicalistas de várias categorias interessados na PLOA e demais projetos de lei votados na Casa legislativa.

Sindicalistas articulam com alguns parlamentares de oposição estratégias para fazerem valer suas demandas.

O presidente do Sindicato dos Técnicos em Gestão Pública e dos Gestores de Políticas Públicas do Estado do Acre (Sintegesp), Gerliano Nunes, cita como pautas principais e comuns aos trabalhadores a implementação do Reajuste Geral Anual (RGA) e a garantia dos auxílios saúde e alimentação.

Algumas categorias possuem demandas específicas, como a Saúde, por exemplo, que luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Há anos os servidores da pasta travam uma queda de braços com o governo, que alega falta de recursos para a implementação do instrumento que organiza as funções, define salários e estabelece progressões.

Já os trabalhadores da Educação cobram a recomposição da tabela de suas carreiras, reduzidas pelo governo e que causou perdas remuneratórias ao longo dos anos, inclusive para aposentados.

Os trabalhadores têm como aliados alguns deputados, entre eles Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Adailton Cruz (PSB), que, nesta terça, 15, anunciaram a apresentação de emendas ao orçamento para viabilizar recursos para algumas das demandas dos servidores.

Publicidade