O engenheiro civil da Prefeitura de Rio Branco Rafael Wiciuk foi preso pela Polícia Federal por posse e porte irregular de arma de fogo durante a Operação Dilapsio, em Rio Branco. A polícia cumpria mandados de busca e apreensão na casa de Rafael nessa quarta-feira (3) quando encontrou as armas. A informação foi publicada pelo G1/AC nesta quinta-feira (4).
Segundo as investigações da polícia, o engenheiro civil está envolvido no esquema de fraudes em licitações, superfaturamento de obras públicas, uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro envolvendo as prefeituras de Plácido de Castro, Assis Brasil e Senador Guiomard.
A reportagem apurarou que Rafael é concursado e atua como auditor fiscal de obras e urbanismo da prefeitura. O servidor deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira.
A defesa de Rafael informou que não teve acesso à íntegra do autos e solicitou a habitação para se pronunciar sobre as investigações posteriormente. Sobre a prisão, o advogado Gustavo Caspary afirmou que ‘Rafael Wiciuk tem a posse devidamente legalizada da arma de fogo e tudo será devidamente esclarecido em momento oportuno’.
A reportagem também apurou que Rafael é dono das empresas alvos dos mandados de busca e apreensão da PF nessa quarta.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Rio Branco, que enviou nota sobre a operação que investiga fraudes em licitações, superfaturamento de obras públicas, uso de empresas de fachada e lavagem de dinheiro em três prefeituras acreanas.
Os crimes envolvem dinheiro federal enviado para vários municípios do Acre. Sete mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Rio Branco e três em Plácido de Castro, Assis Brasil e Senador Guiomard, foram cumpridos na quarta-feira.
Confira a nota da prefeitura de Rio Branco:
Prefeitura de Rio Branco
“A Prefeitura de Rio Branco acompanha com atenção as apurações realizadas pela Polícia Federal e pela Controladoria‑Geral da União e informa que não é alvo da Operação Dilapsio, que investiga possíveis irregularidades em processos licitatórios envolvendo municípios do Acre.
Esclarecemos que a ata de registro de preços eventualmente mencionada nas investigações refere-se a obras realizadas com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco; e o que estão sendo investigados são contratos financiados com verbas federais. Dessa forma, a Prefeitura de Rio Branco não está vinculada aos objetos da investigação.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a transparência e a probidade administrativa. Coloca-se à inteira disposição dos órgãos competentes para prestar todos os esclarecimentos necessários. Reafirma, ainda, que os contratos resultantes da referida ata são acompanhados continuamente, com fiscalização e validação pelas instâncias responsáveis.
Prefeitura Municipal de Rio Branco”
Com informações G1/AC

