Em meio ao aumento do custo de vida e à dificuldade de muitas famílias para manter as contas básicas em dia, programas de apoio social se tornam ainda mais essenciais. Medidas que aliviam o orçamento doméstico fazem diferença principalmente entre as populações mais vulneráveis, que dependem de benefícios para garantir serviços fundamentais, como o acesso à energia elétrica.
É nesse contexto que dados recentes chamam atenção. De acordo com a Energisa Acre, mais de 296 mil clientes têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão cadastrados no programa. A Tarifa Social concede até 100% de desconto na conta de energia para famílias cadastradas que consomem até 80 kWh/mês.
Requisitos para participar da Tarifa Social de Energia:
- Estar inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ser idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Famílias com renda de até três salários mínimos, que tenham pessoa com laudo médico de deficiência ou doença que exija uso contínuo de equipamentos elétricos;
- Estar com o NIS atualizado nos últimos dois anos.
A Energisa Acre também reforça que a conta de energia não precisa estar no nome do beneficiário do NIS, não sendo necessário trocar a titularidade.
Para quem não está inscrito, é necessário buscar atendimento em um dos seguintes canais:
- CRAS mais próximo
- WhatsApp Clara: (91) 3217-8200
- Site: www.equatorialenergia.com.br
- Central de Atendimento: 0800 091 0196
- Agências de atendimento e postos credenciado
