Ícone do site Folha do Acre

PSD condiciona apoio à candidatura de Mailza Assis à vaga de Sérgio Petecão ao Senado

O PSD ainda não definiu com quem irá caminhar na disputa pelo Governo do Acre e mantém as articulações políticas em aberto para as eleições do próximo ano. Segundo informação obtida pelo Blog do Crica, junto a uma fonte considerada segura dentro do partido, o senador Sérgio Petecão (PSD) deverá colocar como condição para uma eventual aliança com a vice-governadora Mailza Assis (PP) a garantia de espaço para disputar uma das vagas ao Senado.

De acordo com a mesma fonte, a outra vaga ao Senado na chapa governista já estaria assegurada ao atual governador Gladson Cameli (PP). A negociação, no entanto, ainda não foi formalizada. A conversa entre Sérgio Petecão e Mailza Assis deve ocorrer apenas após o Carnaval, quando o PSD pretende avançar nas tratativas sobre a composição da chapa majoritária.

Em declaração ao Blog do Crica, o dirigente do PSD, Solino Petecão, afirmou que o partido não tem interesse em ocupar cargos no eventual governo de Mailza Assis. “Não temos como meta querer indicar secretário no governo da Mailza, isso não interessa ao partido, mas estar presente com o Petecão na chapa majoritária que disputará o governo”, destacou.

Ainda segundo a fonte ouvida pelo blog, o PSD não descarta dialogar com outros pré-candidatos ao governo, caso a aliança com o grupo do Progressistas não avance. Dessa forma, o partido segue em compasso de espera, avaliando cenários e mantendo abertas as possibilidades de composição política para as eleições.

Até o momento, há confirmação de oito pré-candidatos que disputarão as duas vagas abertas ao Senado em 2026, sendo eles: Sérgio Petecão (PSD), Márcio Bittar (PL), Mara Rocha (Republicanos), Gladson Cameli (PP), Eduardo Veloso (União Brasil), Jorge Viana (PT), Inácio Moreira (Rede Sustentabilidade) e Jéssica Sales (MDB).

Sair da versão mobile