Ícone do site Folha do Acre

Parceria entre governo e prefeitura forma 44 novos profissionais de turismo em Rio Branco

Novos formandos foram capacitados para atuar em todo o Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Visando fomentar o turismo regional e fortalecer o mercado de trabalho com profissionais capacitados, o governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, realizou, nesta terça-feira, 2, a formatura de 44 alunos do Curso Técnico de Guia de Turismo, na capital.

O curso integra o projeto QualificaTUR, desenvolvido pelo Ieptec. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o atendimento e os serviços oferecidos aos turistas e visitantes de Rio Branco, qualificando empresários, trabalhadores da cadeia produtiva do turismo e profissionais do segmento empresarial e do setor turístico que atuam na cidade.

“Foi um curso desenvolvido com muita competência, que seguiu todo o percurso necessário. Além do conhecimento específico da área do turismo, também abordou sustentabilidade, empreendedorismo e o fortalecimento da rede hoteleira. Estamos felizes por entregar esses profissionais capacitados ao mercado de trabalho”, afirmou a diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima.

A execução do curso ficou a cargo do Ieptec, por meio do Departamento de Educação a Distância (EaD), enquanto os recursos destinados à formação técnica foram disponibilizados pela Prefeitura de Rio Branco, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI).

Segundo a coordenadora do Departamento de EaD do Ieptec, Ana Cláudia Batista, a capacitação foi desenvolvida para atender a uma necessidade antiga do mercado. Diante da crescente demanda, a Prefeitura de Rio Branco apresentou a solicitação e, prontamente, o Instituto deu encaminhamento para a realização do curso.

“Em seu plano de desenvolver o setor do turismo em Rio Branco, a Prefeitura nos procurou, para que desenvolvêssemos esse curso técnico em EaD. O curso contou com aulas práticas e os alunos visitaram todos os pontos turísticos; foram de Assis Brasil ao Croa e realizaram guiamentos. Foi um curso muito rico”, relatou.

Sair da versão mobile