quinta-feira, 4 dezembro 2025

“O futebol integra, salva vidas e muda realidades”, diz Alan Rick durante peneira realizada em Rio Branco

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

Rio Branco recebeu, nesta quinta-feira, 4, a maior peneira de futebol da história do Acre. O evento reuniu 879 jovens atletas de 32 escolinhas do estado, todos em busca de uma oportunidade no projeto do ex-jogador Léo Moura, realizado com apoio do senador Alan Rick (Republicanos-AC).

As avaliações ocorrem nos dias 4 e 5 de dezembro, no Estádio Tonicão, que recebeu olheiros de grandes clubes do país, como Vitória e Athlético Paranaense, além do próprio Instituto Léo Moura. O objetivo é identificar talentos acreanos para compor futuras equipes de base.

Durante o evento, o senador Alan Rick destacou o impacto social do projeto e a expansão da parceria com o Instituto Léo Moura no Acre. “Nosso trabalho com as escolinhas, com a parceria com o Instituto Léo Moura, que hoje está presente em sete municípios, vai expandir até o ano que vem para 14. Vamos chegar a 5 mil alunos, se Deus quiser. Só a escolinha da Cidade do Povo tem 450 alunos. Estamos inaugurando quadras de grama sintética para abrir escolinhas também nos municípios”, afirmou.

O senador ressaltou ainda a importância da peneira para a juventude acreana. “É um sonho para eles, porque têm a oportunidade de mostrar talento numa grande peneira com olheiros de grandes times do Brasil”, disse.

Ele acrescentou que novas edições devem ocorrer em outras regiões do Acre, incentivando os jovens a persistirem no esporte. “A gente espera que, de hoje, saiam vários selecionados, e que aqueles que não forem continuem treinando, porque terão outras peneiras.”

Questionado sobre a relevância de iniciativas como essa, Alan Rick destacou o papel transformador do esporte. “É fantástico. O futebol integra as pessoas, salva vidas e garante a alegria do povo. Ele une, ele muda a realidade. Então é um momento especial. Poder ter parceria com a federação é muito importante pelo grande trabalho do Adem”, concluiu.

A peneira segue até esta sexta-feira, 5, e segue como uma das maiores mobilizações esportivas juvenis já desenvolvidas no estado.

Publicidade