A motocicleta que Ruan Rhiler Rodrigues Santos conduzia no acidente de trânsito ocorrido em novembro, em que perdeu a vida, foi furtada da estrada de Porto Acre, na região do bairro Alto Alegre, onde estava acorrentada a um outdoor como forma de protesto e pedido de justiça. Ruan foi atropelado e morto após ser atingido por uma caminhonete conduzida pelo pastor Roberto Coutinho.
No último dia 5, o advogado e árbitro Fábio Santos, pai de Ruan, prendeu o veículo ao outdoor como um ato simbólico para chamar a atenção para o caso e para as consequências da imprudência no trânsito. No entanto, na sexta-feira, 12, a motocicleta foi levada do local. Um boletim de ocorrência por furto foi registrado no sábado, 13.
Imagens divulgadas por Fábio mostram dois homens chegando em um carro vermelho. Um deles desce pelo lado do motorista e começa a retirar a motocicleta, que estava presa com um cadeado. Em seguida, o segundo suspeito sai pelo lado do passageiro e ajuda a colocar o veículo na carroceria. Logo depois, os dois deixam o local.
Segundo Fábio Santos, após a circulação do vídeo nas redes sociais, ele recebeu uma ligação do homem que teria participado do furto, demonstrando arrependimento e se oferecendo para devolver a motocicleta. “Ele me ligou espontaneamente, depois que o vídeo circulou, pediu desculpas e disse que queria devolver a moto. Eu falei que só queria o veículo de volta. Ele chegou a mandar um freteiro, mas disse que estava com medo de ser preso”, relatou.
Apesar de a motocicleta ter sido recuperada, o pai de Ruan informou que o veículo retornou com a falta de algumas peças. “Entrei em contato novamente e pedi que trouxessem as peças que estavam faltando. Depois disso, acorrentei a moto novamente no outdoor”, afirmou.
De acordo com Fábio, a iniciativa de manter a motocicleta exposta tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos das mortes no trânsito. Ele destacou ainda que o veículo teve perda total no acidente. “Essa moto simboliza a imprudência no trânsito e é um pedido de justiça. Um jovem cheio de vida, com um sorriso bonito, teve a vida interrompida de forma brutal e não pode ser silenciado”, lamentou.
