Com 598.550 eleitores aptos a votar nas Eleições 2026 no Acre, pelo menos 37.349 votantes ainda não têm a biometria cadastrada, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). O número representa 6,24% do eleitorado.
De acordo com o órgão, além de tornar o processo mais seguro, a identificação biométrica agiliza a votação no dia da eleição, que está marcada para 4 de outubro de 2026. O eleitor que ainda não possui a biometria cadastrada poderá votar normalmente.
Além disso, o cadastro eleitoral será fechado em 6 de maio do mesmo ano. Até essa data, os eleitores podem tirar o primeiro título, transferir domicílio eleitoral e regularizar pendências. Após o prazo, nenhum desses serviços poderá ser feito, o que impede o cidadão de votar nas eleições.
A situação do título pode ser verificada de forma simples pelo próprio eleitor, por meio do aplicativo e-Título, onde consta se a biometria já foi registrada ou se ainda está pendente. De acordo com a Justiça Eleitoral, neste momento o atendimento nos cartórios ocorre de forma rápida, sem filas.
Em Rio Branco, o serviço é oferecido na Central de Atendimento Eleitoral. Há ainda postos de atendimento em municípios do interior, como Cruzeiro do Sul e Xapuri, além dos cartórios eleitorais em todas as cidades do estado.
Como regularizar a situação eleitoral
- Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clique no item 7 (Consultar Situação Eleitoral);
- Acesse o aplicativo e-Título para verificar a situação;
- Compareça ao cartório eleitoral de seu domicílio eleitoral, entre 7h e 13h, de segunda a sexta.
Informações G1/AC
