O cirurgião-dentista Dr. Júnior Nascimento, conhecido em Rio Branco por sua atuação em ações sociais e pela defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira, 12, para denunciar a entrega de medicamentos vencidos em uma unidade de saúde da capital acreana.
Em vídeo publicado, Júnior relatou que recebeu a denúncia de um seguidor que havia passado por consulta médica e retirado um medicamento na Unidade de Saúde da Família (USF) Gentil Perdomo, localizada no Conjunto Esperança. Segundo ele, o paciente percebeu que o remédio estava vencido há cerca de um mês e questionou se poderia dar o medicamento à própria filha.
“Eu disse que não. Medicação vencida é medicação vencida e, em hipótese alguma, pode ser utilizada”, afirmou o odontólogo.
Para confirmar a denúncia, Júnior explicou que, por ser cirurgião-dentista, fez uma receita com a mesma medicação relatada pelo seguidor e se dirigiu à unidade de saúde. No entanto, segundo ele, a surpresa foi constatar que o medicamento entregue a ele também estava fora do prazo de validade, vencido no mês anterior.
Durante o vídeo, o profissional questiona servidores da unidade sobre a validade do remédio, que confirmam a irregularidade. Júnior alertou ainda sobre os riscos do uso de medicamentos vencidos. “Mas quais as consequências de utilizar medicação vencida? É muito simples, desde uma intoxicação a um processo alérgico, ou até mesmo em casos mais extremos, causar a morte”, destacou.
O cirurgião-dentista afirmou que não irá utilizar nem repassar o medicamento e que o material será usado como prova para uma denúncia formal. Segundo ele, o caso será encaminhado ao Ministério Público do Acre (MPAC) e aos órgãos de controle competentes.
“Essa medicação aqui eu não irei dar para ninguém, muito menos irei tomar. Ela vai servir como prova para a denúncia que iremos formular diretamente para o Ministério Público e para os órgãos de controle competente. Isso aqui não se faz”, concluiu.

