O morador em situação de rua Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi detido por uma guarnição da Força Tática do 1º Batalhão, na noite desta segunda-feira (22), após ameaçar um enfermeiro com um termômetro e tentar tomar a arma de um vigilante no Pronto Socorro de Rio Branco.
De acordo com um informações repassadas pela equipe do PS, Francisco teria buscado atendimento médico na unidade de saúde, porém, os profissionais notaram que seu estado de saúde não era normal, ao ser encaminhado ao setor de triagem antes de ser atendido por um médico, o morador de rua tomou o termômetro da mão do enfermeiro que o atendia e tentou furá-lo com o equipamento médico do hospital. Imediatamente um segurança interviu e tentou segurar o homem que estava descontrolado.
De acordo com informações da equipe de segurança privada, o morador de rua tentou puxar a arma do colete, porém, foi contido por outros seguranças até a chegada da guarnição da Força Tática do 1º Batalhão.

A polícia informou que Francisco Daniel já possui várias passagens pelo sistema judiciário em Cruzeiro do Sul e Rio Branco pelo crime de Furto.
Após ser detido, ele foi consultado e avaliado pela equipe médica do Pronto Socorro, em seguida foi conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para prestar esclarecimentos.
O caso levanto um grave questionamento sobre a vulnerabilidade dos servidores que atuam no Pronto Socorro da capital. O local já foi cenário de vários casos de violência contra profissionais da saúde. Apesar de ser um ambiente monitorado por câmeras de vigilância e ter a presença de seguranças armados, os profissionais são limitados para reagir em certas situações.
