segunda-feira, 8 dezembro 2025

Governo do Acre publica convocação de aprovados em concurso da Educação

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Governo do Estado do Acre publicou, nesta segunda-feira, 8, dois editais referentes ao concurso público da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). Os documentos tratam do resultado provisório da prova prática de candidatos que concorrem sub judice e da convocação de aprovados para inspeção médica, entrega de documentos e posse.

O Edital nº 054 SEAD/SEE, de 5 de dezembro de 2025, divulga o resultado preliminar da prova prática aplicada a candidatos que participam do certame por decisão judicial. No município de Mâncio Lima (zona urbana), foram avaliados: Francisca Cherla Maja de Sousa – nota 8,33 e James de Oliveira Mendes – nota 8,93.

Os candidatos poderão apresentar recurso contra o resultado entre 8h do dia 9 de dezembro e 21h59 do dia 10 de dezembro de 2025, por meio do site do Instituto Nosso Rumo. As respostas serão disponibilizadas individualmente no portal da banca organizadora, mediante login com CPF e senha.

Já o Edital nº 055 SEAD/SEE, também datado de 5 de dezembro de 2025, convoca os candidatos nomeados por decreto governamental para as próximas etapas obrigatórias: inspeção médica, entrega de documentos e posse.

A inspeção médica deve ser realizada até 18 de dezembro de 2025, junto à Junta Médica Oficial do Estado, em Rio Branco ou Cruzeiro do Sul. Os candidatos deverão apresentar todos os exames e laudos previstos no edital de abertura.

A entrega de documentos ocorrerá até 19 de dezembro de 2025, em locais definidos conforme cada município, incluindo núcleos da SEE no interior e a sede da secretaria na capital. Entre os documentos exigidos estão identificação pessoal, comprovantes eleitorais, certidões negativas, diplomas, declarações específicas e o atestado de sanidade física e mental emitido pela Junta Médica.

O prazo final para conclusão de todas as etapas — inspeção médica, entrega de documentos e posse — é 5 de janeiro de 2026. O edital reforça que o servidor nomeado deverá permanecer na localidade para a qual foi designado por pelo menos dois anos, conforme determina a legislação vigente.

Os editais são assinados pela secretária de Administração em exercício, Keuly Tavares Queiroz Costa, e pelo secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho de Sousa. Informações adicionais podem ser obtidas pelos canais oficiais da Sead, da SEE ou da banca organizadora.

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