O projeto de R$ 101 milhões, com 30% das obras concluídas, é fiscalizado pelo governador e pela presidente do Deracre e visa transformar a mobilidade urbana na capital
Com 30% das obras executadas, o Anel Viário de Rio Branco, uma das principais iniciativas para melhorar a mobilidade da capital acreana, recebeu visita técnica do governador Gladson Camelí na tarde desta terça-feira, 3. Acompanhado pela presidente do Deracre, Sula Ximenes, o chefe do Executivo estadual vistoriou o andamento da construção, que ligará o bairro Belo Jardim à Vila Custódio Freire. O empreendimento tem como objetivo desviar o tráfego de veículos pesados do centro urbano, promovendo mais fluidez e segurança.
O governador Gladson Camelí destacou a relevância da obra para a qualidade de vida da população, ressaltando o impacto direto para cerca de 413 mil moradores. “Aqui nós estamos realizando todo o serviço de terraplanagem. Nesta mesma obra, que vai ligar o bairro Belo Jardim à região da Custódio Freire, será construída a sexta ponte da nossa capital”, afirmou. Ele reforçou que a nova estrutura é essencial para “melhorar a trafegabilidade e garantir o direito de ir e vir das pessoas com mais facilidade”.
“É um investimento importante. Esta obra começou neste ano e, como já anunciei, a sexta ponte será construída aqui. A ordem de serviço será dada ainda neste mês de dezembro”, frisou Gladson Camelí.
O projeto representa mais desenvolvimento para Rio Branco e tem valor total que ultrapassa R$ 101 milhões, provenientes de operação de crédito e de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar. O investimento contempla, além da pavimentação da via, a construção da aguardada sexta ponte.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, apresentou detalhes sobre o progresso da obra e as projeções de entrega. “Hoje o governador está aqui para acompanhar o andamento da obra. Mesmo no inverno, conseguimos avançar, já que não houve chuvas tão intensas. A previsão é entregar a parte de pavimentação até o final do verão do próximo ano”, informou.
Além do impacto na mobilidade, a obra já se destaca pela geração de emprego e renda na região. Segundo Sula, “só nesta etapa estamos gerando cerca de 75 empregos diretos, sem contar os indiretos”.
A nova via, projetada majoritariamente para cruzar propriedades rurais e áreas de pastagem, também se sobrepõe a estradas vicinais em alguns trechos. O governo reforça, com o projeto, o comprometimento com a melhoria da trafegabilidade e do escoamento rural.
O projeto do Anel Viário está dividido em quatro lotes:
•Lote 1: BR-364, da Vila Custódio Freire até a Rodovia AC-10;
•Lote 2: Entroncamento da Rodovia AC-10 até a Estrada do Quixadá;
•Lote 3: Entroncamento da Estrada do Quixadá até a sexta ponte;
•Lote 4: Da sexta ponte até a BR-364.
