O governador do Acre, Gladson Camelí, divulgou nota oficial nesta terça-feira (17) informando que o julgamento do processo relacionado à Operação Ptolomeu, iniciado durante a tarde, foi suspenso sem conclusão final e deverá ser retomado em nova data a ser definida pelo Superior Tribunal de Justiça
Segundo Camelí, até o momento da suspensão o que houve foi apenas a leitura do voto da relatora, ministra Fátima Nancy Andrighi, com a apresentação de sua posição sobre as alegações da acusação. De acordo com a nota, não houve deliberação da maioria dos ministros, o que, na avaliação do governador, torna qualquer resultado divulgado até agora “totalmente inconclusivo”. A ministra votou pela condenação de Cameli a mais de 25 anos de prisão.
A suspensão ocorreu após pedido de vista, quando ainda faltava a manifestação da ampla maioria do colegiado. Camelí ressaltou que, mesmo na hipótese de um eventual posicionamento desfavorável, a legislação garante o direito a recursos, e que qualquer efeito prático só poderia ocorrer após o trânsito em julgado da ação.
Na nota, o governador afirmou seguir exercendo normalmente suas funções, destacando que permanece trabalhando “de forma confiante e serena”, reafirmando confiança na Justiça e nas instituições. Ele também agradeceu as manifestações de apoio recebidas desde o início do julgamento. “O julgamento foi suspenso, não houve conclusão e não existe decisão definitiva”, reforça o texto divulgado nas redes sociais do governador.
O STJ ainda não informou a data para a retomada do julgamento, mas como será iniciado o recesso forense, o julgamento deverá ocorrer em 2026.
