quinta-feira, 5 fevereiro 2026

Fundador do MBL diz que se for eleito presidente vai transformar o Acre em “território federal”

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O fundador do Movimento Brasil Livre (MBL) e pré-candidato à Presidência da República, Renan Santos, afirmou que, se eleito e “caso seja necessário”, pretende transformar o Acre novamente em território federal. A fala foi feita durante a participação em um podcast e gerou reação imediata do senador Sergio Petecão (PSD).

Durante a entrevista, Renan Santos questionou duramente o modelo de representação política do estado. “O Acre inteiro é um bairro de São Paulo”, afirmou, ao comparar o número de parlamentares acreanos com o de estados mais populosos. Segundo ele, “é bizarro que um estado com meio milhão de habitantes tenha três senadores e oito ou nove deputados federais”, enquanto São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro [estados mencionados por ele] também possuem três senadores cada.

Além disso, Renan declarou que os parlamentares eleitos pelo estado acreano “são uma bosta” e “mamadores do Centrão”. Ele também disse que o Acre tem “uma pessima representação política”.

“Infelizmente, vocês do Acre têm uma péssima representação política. Só tem gente do Centrão eleita pelo Acre. E não é só o Acre. Eu não faria isso apenas com o Acre. Eu faria com outros estados, com tradição histórica maior que a do Acre, começando pelo Maranhão. Se precisar, vou transformar o Acre em território, sim”, defendeu.

O pré-candidato defendeu uma revisão profunda do pacto federativo e chegou a afirmar que o voto de um eleitor acreano teria mais peso do que o de eleitores de outros estados. “O voto de uma pessoa no Acre vale mais do que o de uma pessoa em São Paulo, no Paraná ou em qualquer outro lugar. Isso é errado. Não faz sentido uma população tão pequena ter tanta representação política”, reforçou.

Renan Santos também criticou a atuação dos parlamentares eleitos pelo Acre e afirmou que o estado é “completamente dependente do Estado brasileiro”. Segundo ele, a medida de transformar o Acre em território federal poderia ser adotada como forma de corrigir o que chamou de distorção. “Tratem de melhorar a qualidade de vida e o IDH do Acre. Tratem de tradição. Eu vou transformar em território, sim, bonitão [referindo-se a Petecão]. Não adianta querer pagar de brabo. Então vamos mandar mais dinheiro para a elite política do Acre ser a pior elite — não pior, né? Uma das piores elites políticas do país. Eu não estou falando que você vai sumir com o Acre do mapa, não. Eu estou dizendo que não dá para o Acre ter uma representação política desproporcional, não só porque é errado com as pessoas dos outros estados, mas porque é desproporcional, sacou?”, declarou.

As falas provocaram reação do senador Sergio Petecão, que classificou a declaração como desrespeitosa e demonstrativa de desconhecimento sobre a realidade acreana. “Com certeza ele não conhece o Acre. O Acre não tem 500 mil habitantes, nós somos quase 900 mil. Ele já começa errando aí”, afirmou.

Petecão também rebateu a ideia de que o estado não deveria ter o mesmo número de senadores que os demais. “Ele não sabe a luta que esse povo teve. O Acre foi o único estado que lutou para ser brasileiro”, disse o senador, ao lembrar o processo histórico de incorporação do território ao Brasil. “Conhecer o Acre é conhecer os 22 municípios, a nossa realidade e as nossas dificuldades por estarmos no extremo do país”, completou.

O senador ainda comparou o crescimento do Acre com o de estados mais desenvolvidos. “São Paulo não nasceu grande. São Paulo cresceu. O Acre também vai crescer, mas é preciso avançar muito mais”, afirmou. Petecão reconheceu os desafios enfrentados pelo estado, mas rejeitou qualquer proposta de retirada de direitos políticos. “Temos dificuldades? Temos. Mas isso não justifica desrespeito ou a perda de representatividade”, concluiu.

Atualmente, a Câmara dos Deputados é composta por 513 parlamentares, distribuídos proporcionalmente à população dos estados, sendo 70 de São Paulo, 53 de Minas Gerais e 46 do Rio de Janeiro. Já o Senado Federal é formado por três senadores por estado, conforme estabelece a Constituição, independentemente do tamanho populacional.

Publicidade