O Natal representa uma data de grande expectativa para o comércio, considerando a extraordinária possibilidade de movimento da população para compras logo a partir do início do mês de dezembro, fato que eleva a data à melhor fase do ano para as vendas do varejo.
Diante da representatividade da data, a Fecomércio/AC realiza, a cada ano, estudo de mercado voltado para o período natalino, de forma a contribuir para a definição de estratégias e condições operacionais adequadas para o comércio, bem como para a população com desejo de presentear nesse dia especial de confraternização em todo o mundo.
Dessa forma, o presente estudo tem a finalidade de avaliar tendências de compra e venda no período, mesmo diante das dúvidas sobre a economia do país, notadamente frente aos ataques fiscais do governo americano, por meio de regras arbitrárias de tarifação para o sistema de mercado externo, afetando os negócios de importação e exportação do mercado brasileiro.
A PESQUISA:
O estudo ora exposto tem base na pesquisa realizada em 13 de dezembro de 2025 pelo Instituto DataControl, junto a 109 representantes de estabelecimentos comerciais de Rio Branco, com experiência na comercialização de bens e serviços mais comuns para presentes, especialmente para o período de Natal.
Dentre os segmentos comerciais da economia, a pesquisa aponta 22,9% do comércio de vestuário; 15,6%, de acessórios; 13,8%, de calçados; 9,2%, de brinquedos; 7,3%, de utilidades; e 5,5%, de cosméticos. Também são incluídas 13,8% de atividades comerciais voltadas para artigos de festas, móveis e eletrodomésticos, supermercados, artigos esportivos e veículos e, por fim, 11,9% de segmentos com menor pontuação na pesquisa.
Previsão de vendas para o Natal de 2025 com base no Natal de 2024:
Na pesquisa sobre a previsão de vendas, destacam-se as seguintes manifestações dos entrevistados:
a) Para 60,6%, as vendas vão alcançar maior faturamento no Natal de 2025;
b) Para 15,6%, as vendas vão alcançar menor faturamento no Natal de 2025;
c) Para outros 15,6%, o faturamento das vendas no Natal de 2025 deve ser igual ao alcançado em 2024;
d) 8,3% não se manifestam a esse respeito.
Planos do comércio de Rio Branco para as vendas de Natal:
Quanto às estratégias para aumento de vendas no Natal:
a) 42,7% dos comerciantes devem investir em mais descontos sobre as vendas;
b) 27,5% vão apostar na redução de preços;
c) 19,1% vão oferecer parcelamento do valor das vendas sem acréscimo de juros;
d) 4,6% vão oferecer mais prazo no parcelamento;
e) 6,1% não têm plano definido.
Ameaças para as vendas planejadas para o Natal:
Fatores que podem ameaçar os níveis de vendas planejados para o Natal em Rio Branco:
a) Para 30,1% dos entrevistados, o endividamento da população se apresenta como significativa ameaça;
b) Para 22,1%, o desemprego no mercado prejudica significativamente;
c) Para 15,4%, a concorrência comercial é preocupante;
d) A insegurança da economia do país representa ameaça para 14,7%;
e) A inflação se faz ameaça para 12,5%;
f) Outros 5,2% destacam ameaças diversas consideradas inibidoras de vendas em seus comércios.
Valor médio por vendas estimado para o Natal de 2025, em Rio Branco:
A pesquisa aponta que 49,5% dos comerciantes estimam vendas médias por cliente de até R$ 100,00. Desses, 31,2% apostam em vendas médias de valor entre R$ 100,00 e R$ 200,00. Outros 41,3% estimam vendas entre R$ 100,00 e R$ 300,00, e mais 9,2%, acima de R$ 300,00.
Preferência do comércio de Rio Branco para o recebimento das vendas do Natal de 2025:
Quanto ao recebimento das vendas realizadas no período do Natal em Rio Branco, 49,5% dos comerciantes desejam a efetivação à vista. Outros 46,8% preferem, antes, ouvir proposta do cliente. No mais, 3,7% dos entrevistados vão oferecer a condição de recebimento parcelado.
Percepção da melhora das vendas para o Natal, em Rio Branco:
Para 33,9% dos comerciantes, a melhora das vendas para o Natal ocorre na semana que o antecede. Já 24,8% afirmam que ocorre após o pagamento do 13º salário, e 23,9%, logo no início do mês de dezembro. Também, 11,9% dos entrevistados admitem melhora somente na véspera do dia de Natal, e 5,6%, após o salário do mês de novembro.
Vendas no período do Natal frente às vendas nas demais datas festivas do ano:
Para 56,5% dos entrevistados, as vendas de Natal são maiores do que as de todas as demais datas festivas do ano. Porém, 22,2% não demonstram percepção positiva, acreditando em melhores vendas em outras datas. Por fim, 16,7% não firmam posição, e 4,6% se omitem da resposta.
Contratação de pessoal para trabalho no período do próximo Natal em Rio Branco:
Embora o Natal represente um período de grande movimentação de compra e venda no mercado de Rio Branco, apenas 29,6% dos entrevistados admitem a contratação de pessoal para o movimento de vendas esperado para a data. Porém, 5,6% afirmam ter contratado para datas anteriores, e outros 64,8% não vão contratar para o período.
