Uma forte chuva atinge Rio Branco desde as 23h desta terça-feira, 16, e perdura durante a manhã desta quarta-feira, 17, provocando alagamentos em diversos pontos da capital acreana. Bairros mais periféricos foram os mais afetados pelo volume elevado de água, que voltou a causar transtornos à população.
De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a cada hora está chovendo o equivalente a 1 dia do mês de dezembro. “Para que todos tenham uma ideia a cada hora está chovendo o equivalente a 1 dia do mês de dezembro,” informou Falcão à imprensa.
Segundo o coordenador, a meta de chuva esperada para o mês de dezembro foi ultrapassada com as fortes chuvas que atingem a capital desde a noite de ontem, 16. “Já ultrapassamos o esperado para todo o mês de dezembro até a data de hoje,” disse Falcão.
A Defesa Civil de Rio Branco também divulgou boletim com informações atualizadas sobre a situação hidrológica. Segundo o órgão, o Rio Acre marcou 6,30 metros às 5h desta terça-feira, após registrar 23 milímetros de elevação, mantendo tendência de subida. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva foi de 71,80 milímetros.
Apesar do volume expressivo, o nível do rio segue abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros. A Defesa Civil informou que segue monitorando o nível do Rio Acre e as áreas consideradas mais vulneráveis a alagamentos.
Equipes municipais permanecem em alerta, monitorando rios e igarapés e orientando a população a adotar medidas de segurança. Mais atualizações serão repassadas ao longo do dia.

