terça-feira, 16 dezembro 2025

“Dom Odilo me pediu para dar um tempo”, diz Padre Júlio Lancelotti

Redação Folha do Acre

Padre Júlio Lancelotti confirmou que recebeu do cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, a determinação para interromper as transmissões de missas e suspender sua atuação nas redes sociais e disse que pode ser transferido da paróquia de São Miguel Arcanjo, na Mooca, onde atua há mais de quatro décadas, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

A decisão foi comunicada pelo próprio padre durante uma missa transmitida no domingo (14), quando anunciou que aquela seria a última celebração exibida ao vivo. As missas vinham sendo transmitidas pelo YouTube e pela TVT.

Lancelotti confirmou a orientação recebida do arcebispo. “Dom Odilo me pediu para dar um tempo. Ele acha que é uma forma de recolhimento e de proteção”, afirmou. Questionado se concordava com a medida, respondeu que tem “apenas que obedecer”.

Possível saída da paróquia

Além da censura às transmissões e às redes sociais, dom Odilo pode decidir pela retirada do padre da paróquia ainda neste ano. Sobre isso, Lancelotti afirmou que a decisão “ainda não aconteceu”, apesar de mensagens que circularam em grupos ligados à Igreja indicando uma transferência já definida.

Ele explicou que, pelas normas da Igreja, padres podem ser removidos das paróquias ao completar 75 anos. Lancelotti fará 77 anos no dia 27. Segundo ele, no entanto, há casos de religiosos que permanecem em atividade “depois de completar 80, 90 anos”, a depender das necessidades da Igreja.

Padre Júlio Lancelotti é conhecido nacionalmente pelo trabalho com a população em situação de rua em São Paulo, por meio da Pastoral do Povo da Rua, ligada à Igreja Católica. A atuação inclui a distribuição de alimentos, atendimento pastoral e a articulação de projetos sociais voltados aos mais vulneráveis.

Até o momento, a Arquidiocese não anunciou formalmente qualquer decisão sobre a eventual saída de Lancelotti da paróquia da Mooca.

Fonte: DCM

Publicidade