O governo do Acre exonerou o diretor executivo de Operações do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Tiênio Rodrigues da Costa, após ele ser denunciado por suposta agressão contra uma mulher em Rio Branco. A decisão, assinada pelo governador Gladson Cameli, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado na tarde de sexta-feira, 28.
A denúncia se refere a um episódio ocorrido no dia 10 de novembro, quando Tiênio teria ido até a residência da vítima, utilizando um veículo oficial do Iapen. Testemunhas relataram que ele abordou a mulher, que estava em uma motocicleta. Durante a discussão, a vítima apoiou o braço na janela do carro. Nesse momento, segundo o boletim de ocorrência, o diretor acelerou o veículo, provocando a queda da mulher, que sofreu diversos ferimentos e chegou a desmaiar.
Moradores ajudaram no socorro e a vítima foi encaminhada para atendimento. Ela apresentou escoriações nas coxas, joelhos, antebraços, abdômen e na mão direita.
Mesmo machucada, procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde registrou o boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva. Depois, passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, o Iapen afirmou colaborar com as investigações. O decreto de exoneração de Tiênio Rodrigues da Costa está registrado no Diário Oficial como nº 11.838-P. No mesmo documento, de nº 11.839-P, o governo nomeou Maycon Mendonça de Mesquita para assumir o cargo de diretor executivo de Operações do órgão.
Com informações Notícias da Hora

