Ícone do site Folha do Acre

Defensor público do Acre é o único do país a receber o Prêmio Justiça em Foco 2025

O coordenador de Cidadania da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), defensor público Celso Araújo, recebeu, na noite desta terça-feira, 16, em cerimônia realizada em Brasília, o Prêmio Justiça em Foco 2025, edição especial de 20 anos. A premiação é destinada a reconhecer membros das instituições essenciais à Justiça cuja atuação fortalece a cidadania, promove o acesso à Justiça e assegura a defesa dos direitos fundamentais, especialmente da população em situação de vulnerabilidade.

Acompanhado da defensora pública-geral, Juliana Marques e do CEO e editor do Portal Justiça em Foco, Ronaldo Nóbrega, o defensor público recebeu a honraria durante a cerimônia de premiação, que reconhece práticas e ações de responsabilidade social voltadas ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da eficiência das instituições.

Escolhido na categoria Poder Judiciário, a indicação destaca a trajetória profissional de Celso Araújo, marcada pelo compromisso com o interesse público e com a promoção da transformação social, evidenciando os relevantes serviços prestados à comunidade acreana.

“Recebo essa premiação com muita gratidão. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coletivo de toda a equipe da Defensoria Pública do Acre, em especial da equipe da Cidadania. Esse Prêmio reafirma que estamos no caminho certo, atuando com compromisso na defesa das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Fico muito honrado e feliz por também representar todas as Defensorias Públicas, sendo o único defensor público do país a receber o Prêmio Justiça em Foco 2025”, disse o coordenador de Cidadania, Celso Araújo.

Para a defensora pública-geral, Juliana Marques, a atuação do defensor público Celso Araújo traduz, na prática, a missão da DPE/AC de estar presente onde a população mais precisa. “Essa homenagem nos enche de orgulho, reafirma a relevância do trabalho conjunto desenvolvido por nossos membros e servidores em defesa do acesso à Justiça e representa o reconhecimento do compromisso institucional da Defensoria Pública do Acre com a cidadania”, frisou.

Cidadania em números

Em 2025, a Coordenação de Cidadania, sob a responsabilidade do defensor público Celso Araújo, alcançou o marco de sete edições ampliadas, 112 edições reduzidas e três edições temáticas do programa Defensoria Itinerante, totalizando 12.487 atendimentos realizados em 19 municípios acreanos.

Também foram registrados 1.784 atendimentos por meio da Rede Humanizada de Apoio a Meninas e Meninos (Rhuamm), além de 6.351 alunos, professores e membros da comunidade escolar alcançados pelo programa Defensores do Futuro.

Mais do que números, os resultados refletem o trabalho árduo, o compromisso e a dedicação de toda a equipe envolvida, incluindo servidores, membros da Defensoria Pública do Acre e parceiros dos programas desenvolvidos.

Assessoria Defensoria Pública do Acre

Sair da versão mobile