quarta-feira, 24 dezembro 2025

Conta de luz ficará mais barata em 2026; Aneel reduz bandeira tarifária para verde

Redação Folha do Acre

Os consumidores brasileiros iniciarão 2026 com alívio na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que, no mês de janeiro, será adotada a bandeira tarifária verde, o que elimina a cobrança de taxa extra pelo consumo de eletricidade.

Segundo a Aneel, embora o período chuvoso tenha começado com volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram estabilidade nas chuvas e nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas em todo o país. Esse cenário garantiu maior segurança para o sistema elétrico nacional.

Com a melhora nas condições de geração, não será necessário acionar as usinas termelétricas com a mesma intensidade observada em meses anteriores. De acordo com a agência reguladora, isso evita custos adicionais repassados aos consumidores por meio da tarifa de energia.

Ainda em dezembro, a Aneel já havia reduzido a bandeira tarifária de vermelha patamar 1 para amarela, diminuindo a cobrança extra de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Para o Ministério de Minas e Energia, a adoção da bandeira verde indica um cenário de maior segurança energética. Além de reduzir custos, a menor necessidade de acionamento das termelétricas — que possuem geração mais cara, utilizam combustíveis fósseis e emitem gases de efeito estufa — contribui para um sistema mais sustentável.

Publicidade