O empresário David Cardoso é suspeito de dar golpes em clientes que compraram passagens aéreas com ele. Nesta quinta-feira (18), após não conseguirem falar com o empresário, as vítimas foram até a agência de viagens CRD Milhas Passagens Aéreas, em Rio Branco, para tentar encontrá-lo, contudo, o local estava fechado.
Na agência, os clientes descobriram que outras pessoas compraram passagens com o empresários, mas as viagens não foram marcadas.
Além de clientes, David é procurado também pela mulher e colegas de trabalho, que venderam passagens aéreas para ele e não receberam. O g1 entrou em contato com o empresário por mensagens e ligações telefônicas, contudo, não obteve retorno.
A reportagem também entrou em contato com a mulher dele, que pediu para não ter o nome divulgado, e afirmou que não sabe do paradeiro do marido.
As vítimas registraram boletins de ocorrência contra o empresário na 1ª Delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira (18). A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda retorno.
Relatos
A empresária Paloma Pacheco, que também vende passagens, diz que foi procurada por David na última segunda-feira (15) para compra de três passagens de Curitiba (PR) para Rio Branco com a promessa de pagamento na terça (16).
Como já conhecia o empresário, Paloma disse que confiou a venda e emitiu a passagens no valor de R$ 10 mil para o embarque nessa quarta (17). “Confiei no colega. Não sabia que estava aplicando golpes nas pessoas. As passagens eram para uma mulher e os dois filhos dela, fui no aeroporto, confirmei que vieram para cá”, lamentou.
Sem receber o pagamento, Paloma começou a cobrar o empresário e sempre ouvia uma desculpa. Ela chegou a receber um vídeo do empresário mostrando uma quantidade de dinheiro nas mãos para pagá-la.
“Ele me mandou um vídeo dizendo que estava na Vila Caquetá, que estava com R$ 6 mil, iria pegar mais R$ 4 mil e me pagaria. Pedi um PIX, mas inventava que estava sem internet, mas que pagaria”, destacou.

Viagem planejada há anos
O autônomo Francisco das Chagas Ferreira, de 57 anos, comprou em maio passagens aéreas para passar o fim de ano com a família em Florianópolis, em Santa Catarina. A viagem estava marcada, inicialmente, para essa terça-feira (16), contudo, o embarque não ocorreu.
A data do embarque mudou duas vezes.
“Ele falou depois que embarcávamos de quarta [17] para quinta [18], depois mandou outro áudio para minha filha que era de quinta pra sexta [19]. Hoje já mandou um áudio falando que caiu em um golpe de um dos fornecedores. Passei dois anos me preparando, era a primeira viagem”, disse revoltado.
No áudio enviado ao autônomo, David diz que caiu em um golpe e perdeu mais de R$ 100 mil e promete trabalhar para pagar todas as vítimas até o ano que vem.
“Amigo, bom dia. Amigo, caí em um golpe de fornecedor e perdi tudo. Mas, vou trabalhar um dia e pagar todo mundo que devo, inclusive você. Mas, no momento, caí em um golpe, perdi tudo e fui para lona”, alega.
Abalado com a situação, Francisco revelou que planejou a viagem durante dois anos e que passaria o Natal com a família na casa de um dos enteados. A viagem realizaria um sonho antigo dele: conhecer a praia.
“Encontrei bastante gente em frente da agência dele reclamando. Registrei um boletim de ocorrência, ele disse no áudio que vai devolver meu dinheiro, mas queria minha viagem”, criticou.
Mais de R$ 9,5 mil em prejuízo
O sargento da Polícia Militar do Espírito Santo Hudson Menenguce comprou seis passagens aéreas com David para viajar com a esposa e as filhas para o Acre. A viagem deveria ocorrer nesta sexta-feira (19), porém, o policial diz que não tem mais retorno do empresário e nem recebeu as passagens.
“Meu irmão, minha cunhada e meu pai moram no Acre há bastante tempo e vou para o estado duas vezes por ano. Agora planejei de ir com minhas filhas, que nunca foram, e me indicaram ele. Um amigo já tinha comprado com ele e me indicou”, relembrou.
As seis passagens, segundo o militar, custaram mais de R$ 9,5 mil e o pagamento foi feito via PIX. “Falei com ele algumas vezes pedindo as passagens e falava que ia emitir e nunca emitiu. Na terça (16), falou que estava em reunião, que quando acabasse iria mandar o check in e depois disso não responde mais e nem atende”, explicou.
Hudson revelou que sempre comprou as passagens direto no site da companhia aérea e que confiou na indicação de um amigo.
“Eu mesmo que compro as passagens, faço questão, mas estava cara dessa vez. Já tinha alugado um carro pra ficar aí [em Rio Branco]. Estou todo enrolado, não tem como ir mais”, contou.
Fonte: G1/AC
