segunda-feira, 29 dezembro 2025

Cheia do Rio Acre já atinge 40 bairros de Rio Branco, aponta Defesa Civil

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

A elevação acelerada do nível do Rio Acre, principal manancial da capital, aliada à força da enxurrada provocada pelas chuvas intensas registradas nos últimos dias, tem provocado alagamentos em diferentes regiões de Rio Branco. Segundo a mais recente atualização da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), ao menos 40 bairros já foram impactados.

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil municipal, as equipes acompanham a situação de forma contínua, com monitoramento em tempo real das áreas afetadas. Dentre os bairros atingidos, 19 apresentam um cenário considerado mais crítico e, por isso, recebem ações diretas dos serviços municipais.

“Estamos em constante monitoramento, inclusive com acompanhamento em tempo real desses 40 bairros. Temos 19 bairros com situação mais preocupante e, por conta disso, estamos com equipes realizando ações nessas localidades. Já abrigamos 35 famílias desses bairros, totalizando 115 pessoas, e outras 39 famílias, ou 122 pessoas, foram levadas para a casa de familiares”, detalhou Falcão.

Os impactos da cheia também já alcançam a zona rural. As comunidades do Panorama e do Catuaba, localizadas na região do Belo Jardim, enfrentam alagamentos provocados pelo transbordamento do Rio Acre e estão sendo assistidas pela Prefeitura de Rio Branco, que mantém o apoio às famílias atingidas.

Publicidade