O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve encerrar o ano e iniciar o próximo com um cenário de avaliação dividido entre os brasileiros. É o que aponta a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira, 18, que indica índice de desaprovação ligeiramente superior ao de aprovação do chefe do Executivo.
De acordo com o levantamento, 50,7% dos entrevistados desaprovam o desempenho de Lula à frente do Palácio do Planalto, enquanto 48,8% afirmam aprovar a gestão. Outros 0,4% disseram não saber ou preferiram não responder.
Quando questionados sobre a avaliação geral do governo, 48,9% classificaram a administração como ruim ou péssima. Já 46,5% consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 4,6% avaliam a gestão como regular.
A pesquisa também analisou a imagem de lideranças políticas. O presidente Lula registra 46 pontos de imagem positiva e 53 pontos de imagem negativa. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro apresenta 46 pontos de imagem positiva e 52 pontos de imagem negativa, evidenciando índices semelhantes de percepção pública entre os dois principais nomes da política nacional.
O levantamento faz parte do Latam Pulse, iniciativa conjunta da AtlasIntel e da Bloomberg que monitora mensalmente a situação política, social e econômica de países estratégicos da América Latina, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. No Brasil, foram ouvidos 18.154 entrevistados entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2025, por meio de entrevistas online, com nível de confiança de 95%.
