sábado, 27 dezembro 2025

Após chuvas intensas, nível do Rio Acre volta a preocupar moradores de Brasiléia e região de fronteira

Redação Folha do Acre

O nível do Rio Acre voltou a gerar preocupação entre moradores da região do Alto Acre, neste sábado, 27, após o registro de elevados volumes de chuva nos últimos dias. Em Brasiléia, o manancial atingiu 8,38 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil de Brasiléia. A medição foi realizada na ponte que liga o município a Epitaciolândia.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, major Emerson Sandro, enquanto localidades como a Aldeia dos Patos e Assis Brasil já apresentam sinais de vazante — após um acumulado aproximado de 100 milímetros de chuva em 48 horas —, a situação em Brasiléia é mais delicada. No município, o volume de precipitação chegou a quase 250 milímetros no mesmo período, fator que tem contribuído diretamente para a elevação do nível do rio.

A Defesa Civil local alerta que as águas provenientes das cabeceiras da bacia hidrográfica começam a alcançar a região, o que pode provocar uma nova elevação do Rio Acre nos próximos dias. Diante desse cenário, a prefeitura já ativou a sala de situação e avalia a adoção do plano de contingência, caso haja necessidade de ações emergenciais para reduzir impactos à população.

Publicidade