quinta-feira, 18 dezembro 2025

Aleac aprova orçamento do Acre de R$ 13,8 bilhões para 2026

Redação Folha do Acre

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 foi aprovada com previsão de recursos de mais de R$ 13,8 bilhões durante sessão da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quarta-feira (17). O montante representa aumento de mais de 14% em relação ao orçamento deste ano.

O projeto, apresentado pelo governo em maio deste ano, foi aprovado com seis emendas, entre elas o plano de carreira da educação com o reestabelecimento da tabela da categoria, que retoma a progressão de 7% para 10%, após acordo entre o governo e deputados.

Nesta que foi a última sessão ordinária do ano, também foram votados outros projetos de temas variados. O encontro foi marcado por protestos de servidores públicos de várias categorias que acompanharam a votação para defender pautas como reajustes e planos de carreira.

O deputado e presidente da Aleac, Nicolau Junior (PP), da base do governo, ressaltou o empenho dos parlamentares nas negociações até o momento dos votos.

“A Assembleia fez várias audiências públicas junto com os poderes, junto com outros representantes também de categorias, mas no final isso foi aprovado porque a gente sabe que é um orçamento para o ano que vem, para o estado continuar funcionando. A participação foi importante, porque a Assembleia também recuou em relação às suas emendas, também para o governo ter mais fôlego para o ano que vem, para poder trabalhar e levar um serviço melhor para a nossa população acreana”, disse.

Para a oposição, o diálogo entre os campos de ideias diferentes foi importante para o resultado. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) ponderou que o acordo obtido com o governo .

“Eu queria, sinceramente, dar um abraço em cada deputado, porque vocês hoje honraram o plenário da Assembleia Legislativa. E parabéns lutadores, servidores públicos, vocês chegaram aqui e vão para casa com um prêmio, a luta vai permanecer, mas vocês hoje não saem com a porta batendo na cara, vocês saem com o abraço e a esperança dada pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre”, acrescentou.

Publicidade