quarta-feira, 10 dezembro 2025

Adailton Cruz diz que abre mão de emendas se governo garantir reajuste dos servidores 

Por Mirlany Silva, da Folha do Acre

O deputado estadual Adailton Cruz (PSB) afirmou, durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), que abrirá mão de suas emendas individuais caso o governo se comprometa a pagar o reajuste dos planos de cargos e carreiras dos servidores públicos.

“Eu abro mão tranquilamente das minhas emendas se o governo se comprometer em reformular o plano de carreira de todo servidor do Estado. Se ele assinar aí embaixo, eu abro mão e vamos para cima”, declarou Cruz.

Nos últimos dois anos, as emendas individuais tiveram crescimento expressivo, passando de R$ 48 milhões para R$ 96 milhões, o que representa um aumento de 100%. Apesar do avanço, parlamentares argumentam que o reajuste previsto para 2026 é insuficiente diante do acréscimo de 12% no orçamento geral do Estado.

Em entrevista à Folha do Acre, o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, deputado Tadeu Hassem (Republicanos), defendeu que a ampliação das emendas não compromete os compromissos do Estado com o funcionalismo público. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Temos garantido espaço orçamentário para todos. Muitas áreas serão beneficiadas”, afirmou.

A discussão sobre a possibilidade de o governo ampliar o valor das emendas, sob a justificativa de que atendem demandas essenciais da população, será realizada na audiência pública marcada para esta quinta-feira, 11, às 9h, na Aleac.

Publicidade