sábado, 13 dezembro 2025

Acrelândia lidera taxa de divórcios no Acre em 2024, aponta IBGE

Redação Folha do Acre

O município de Acrelândia, que tem pouco mais de 14 mil habitantes, encerrou 2024 com a maior taxa proporcional de divórcios do Acre. Foram 3,3 separações por mil moradores, número à frente de Plácido de Castro, que marcou 2,9, e da capital Rio Branco, que registrou 2,6 divórcios por mil moradores.

O levantamento é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na quarta-feira (10) com as Estatísticas do Registro Civil de 2024. Os dados são informados pelos cartórios e tabelionatos de todo o país.

A nova edição do levantamento reforça números que já apareciam nos anos anteriores. Em 2023, o Acre registrou 1.481 divórcios, e Rio Branco respondeu por 50% de todas as separações do estado.

Em 2024, municípios como Jordão, Santa Rosa do Purus e Marechal Thaumaturgo fecharam o ano sem registros de separações. Porto Walter também aparece entre os menores índices, com 0,1 divórcio por mil habitantes.

Além disso, a taxa por mil habitantes indica a proporção de registros em relação ao tamanho da população. Não representa o número total de divórcios, mas a quantidade aproximada de divórcios para cada mil moradores.

Informações G1

Publicidade