quinta-feira, 11 dezembro 2025

Acre ocupa 23ª posição no ranking nacional em taxa de frequência líquida do Ensino Fundamental, aponta CLP

Por Kauã Lucca, da Folha do Acre

O Acre aparece na 23ª colocação no indicador de Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental, divulgado pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento mostra que 93,3% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estão frequentando regularmente a escola na série adequada para a idade.

A Taxa de Frequência Líquida é um dos principais indicadores do pilar Educação do ranking e mede o acesso e a cobertura escolar. Ela considera não apenas a matrícula, mas se o estudante está cursando o ano correspondente à sua faixa etária. Quanto mais elevada a taxa, maior a capacidade do sistema educacional de incluir a população na idade obrigatória.

O Ranking de Competitividade analisa o desempenho dos estados em diversos pilares da gestão pública, como Educação, Segurança, Infraestrutura, Sustentabilidade e Eficiência da Máquina Pública. Dentro do pilar educacional, são avaliados indicadores de acesso, permanência, desempenho e oferta de oportunidades ao longo das etapas de ensino.

Embora o Acre registre uma taxa elevada de crianças na escola, a 23ª posição revela que o estado ainda está abaixo de grande parte dos outros estados. O índice, porém, não avalia qualidade do ensino ou aprendizado, mas sim a capacidade de garantir que estudantes estejam matriculados e frequentando regularmente as aulas.

Publicidade